ESDEP apoia projeto de mediação de conflitos em escolas de Roraima

Em outubro e novembro de 2024, a Escola Superior da Defensoria Pública de Roraima (ESDEP) participou de uma série de atividades voltadas para a promoção da mediação de conflitos em ambientes escolares e o aprimoramento da gestão administrativa em setores públicos do estado.

A ESDEP atuou na inscrição, credenciamento e certificação dos alunos e instrutores, além de montagem do som, projetor e auxílio na formação de alunos capazes de lidar com conflitos e promover ações de prevenção e combate ao bullying com estudantes do ensino médio e fundamental.

A coordenadora do programa, defensora pública Elceni Diogo explicou que eles também são ensinados por meio do descomplica a desenvolver habilidades de comunicação, empatia e resolução de conflitos, favorecer uma cultura de paz e respeito dentro do ambiente escolar, através de oficinas interativas e dinâmicas.

Escola São José

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a ESDEP participou do primeiro evento da série “Descomplica”, que aconteceu na Escola Estadual São José.

Com o objetivo de incentivar a resolução pacífica de conflitos, o curso presencial contou com uma equipe de instrutores qualificados: defensora Elceni Diogo, Dellyane Sousa, Bruna da Silva Sousa, Tassiana Mayra Soares Portela e Adilma Cristina.

Os encontros, realizados das 8h às 12h, somaram uma carga horária total de 12 horas, beneficiando 35 alunos da instituição. Todos os participantes receberam certificação, marcando sua participação ativa no processo de mediação escolar.

Escola Ulysses Guimarães

Dando continuidade ao projeto “Descomplica”, a ESDEP participou da iniciativa de mediação para a Escola Estadual Ulysses Guimarães, entre os dias 6 e 8 de novembro.

Sob a condução de Dellyane Sousa, Tassiana Mayra Soares Portela e Adilma Cristina, o evento contou com a presença de 33 alunos, que também participaram ativamente das dinâmicas e receberam certificação.

O curso, também com 12 horas de duração, reforçou a importância do diálogo e da mediação como ferramentas essenciais para a construção de um ambiente escolar harmonioso.

COMPARTILHAR