A Escola Superior da Defensoria Pública de Roraima (ESDEP) é a uma das responsáveis pela implementação e execução do projeto “Saúde Mental no Ambiente Carcerário: Sim à Vida, Apesar de Tudo”.
A iniciativa, que acontece em duas etapas, nos dias 23 e 29 de outubro de 2024, visa promover a saúde mental e prevenir o adoecimento psíquico entre pessoas privadas de liberdade em Rorainópolis e Boa Vista.
O papel da ESDEP está em todas as fases do projeto, desde o planejamento até a realização das atividades.
A equipe da ESDEP coordena a logística, prepara os locais dos eventos junto às unidades prisionais, disponibiliza os equipamentos necessários, como notebooks, microfones e projetores, e gerencia a inscrição e presença dos participantes.
Além disso, a ESDEP será responsável pela certificação dos reeducandos, utilizando a participação como critério para remição de pena.
A metodologia do projeto inclui palestras presenciais e atividades na modalidade EAD, coordenadas pela ESDEP, que oferece suporte técnico e gerencial através de sua plataforma virtual.
A abordagem do programa, centrada na Logoterapia e Análise Existencial, busca proporcionar aos reeducandos ferramentas para enfrentar as adversidades do ambiente carcerário, promovendo resiliência e esperança em um contexto de vulnerabilidade.