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Cursos e Eventos

Ambiente Virtual - ESDEP

 


A Escola Superior da Defensoria Pública de Roraima (ESDEP) oferece cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) destinados a magistrados e servidores da Defensoria Pública, visando democratizar o acesso à informação sem a necessidade de afastamento das atividades regulares.


Os cursos assíncronos são disponibilizados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, proporcionando uma participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e permitindo o acompanhamento das atividades desenvolvidas.


Essa abordagem flexível e acessível promove a capacitação contínua dos profissionais da Defensoria Pública de Roraima, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos, sem a obrigatoriedade de deslocamento físico.


ACESSE AQUI

 

 

 

 

TÍTULO DO PROJETO: Curso Solar  EAD - Agosto 2023.

NATUREZA DO PROJETO: Qualificação/capacitação Institucional.

MODALIDADE: Semipresencial.

DATAS: Início: 01/08/2023 e Término 01/09/2023

HORÁRIO: Atividades online e um encontro presencial, das 8h às 12h no dia 25.08.2023.

LOCAL: Plataforma AVA da ESDEP, acessível em ava.rr.def.br e encontro presencial no Auditório da ESDEP.

CARGA-HORÁRIA: 40 (quarenta) horas.

PÚBLICO ALVO: Membros e servidores para utilização do Sistema Solar.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

UNIDADE I - Visão Geral do Sistema

  1. Histórico, concepções e motivações
  2. Modelo de Atendimento SOLAR
  3. Conhecendo a Mesa de Trabalho do Defensor
  4. a) Introdução
    1. Nomenclaturas
    2. Comarca/Defensorias/Defensor
    3. Qualificações (Assuntos)
    4. Perfil do assistido
    5. Trocar Partes   
    6. b) Painel do Defensor
    7. b) Painel do Defensor
  1. Selecionar Perfil “Defensor”
  2. Atuações
  3. Acesso Históricos
  4. Distribuir Processos
  5. Acompanhamento
  6. GED
  7. Equipe de Trabalho
  8. Painel de Atendimentos
  9. Agenda do Mês
  10. Audiências, Júris e Sessões
  11. Atendimentos
  12. Tarefas, Cooperações e Alertas
  13. Documentos

 

Videoconferência I

 

UNIDADE II - Localizando e Acessando o Atendimento do Assistido

 

2.Ferramentas de Buscas

  1. a) Calendário de Agendamentos
  2. b) Atendimento
  3. c) Processo
  4. d) Assistido
  5. e) Tarefas
  6. f) Audiências

 

3.Tela de Atendimento

  1. a) Acesso
  2. b) Partes
  3. c) Qualificação
  4. d) Histórico
  5. e) Documentos
  6. f) Tarefas e Cooperações
  7. g) Processos
  8. h) Projudi/SEEU
  9. i) Outros

 

Videoconferência II

 

UNIDADE III - Atendendo no SOLAR

 

  1. Passo-a-passo para atender no Solar
  2. Chamar o Próximo da Fila
  3. b) Iniciar Atendimento i. Editar qualificação ii. Atualizar dados do Assistido iii. Anexar Documentos Pessoais iv. Anotar do Histórico v. Definir Tipo de Atendimento vi. Definir Formas de Atendimento
  4. c) Fazer Anotações i. Qualificar anotação
  5. d) Agendar Tarefas/Cooperação
  6. e) Agendar Retorno
  7. f) Solicitar Apoio
  8. g) Cadastrar processo

 

Videoconferência III

 

 

INSTRUTOR:

Flávio Almeida Ferreira - Graduado em Gestão Pública e em Sistemas de Informação pela Faculdade Atual da Amazônia, e pós-graduado em Engenharia de Sistemas pela ESAB e pós-graduado em Perícia Forense pela Faculdade AVM, tem experiência como professor em cursos de graduação e pós-graduação, atualmente exerce função de Analista de Sistemas na Defensoria.

 

IDENTIFICAÇÃO:

 

NATUREZA DO PROJETO: Capacitação para público interno.

MODALIDADE: Presencial.

DATA/ HORÁRIO: 15 de junho de 2023; 8h30min. às 12h. 

CARGA HORÁRIA: 4 (quatro) horas/ aula.

LOCAL: Auditório da ESDEP/RR.

PÚBLICO ALVO: estagiários de direito; servidores e colaboradores dos gabinetes de defensor; previsão de 40( quarenta) pessoas.

 

INSTRUTORES :

 

- Flávio Almeida Ferreira - Chefe da Divisão de Infraestrutura de TI - Administrador do Sistema- DITI – DPE/RR;

- Vanessa Cristina dos Reis Brashe - Assessora Especial III- DPE/RR.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

1. Histórico, concepções e motivações.

2. Painel de Senhas:

2.1. Habilitar Painel de Senhas;

2.2. Configurar Guichê de Atendimento;

2.3. Chamar assistido;

2.4. Visualizar Painel de Senhas.

 

 

 

 

NATUREZA DO PROJETO: qualificação de público interno.

MODALIDADE: Presencial.

PÚBLICO ALVO: Servidores da DPE/RR, e servidores convidados de outros órgãos públicos do Estado de Roraima.

COORDENAÇÃO DO PROJETO: Vilmar Antônio da Silva e Safira Soares de Sousa.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 40 (quarenta) pessoas, sendo 35 (quinze) para DPE/RR, e 5 (cinco) para instituição voluntária.

CARGA HORÁRIA: 40 (quarenta) horas.

 

CONTEUDO PROGRAMÁTICO

 

MÓDULO I

• Legislação: O Decreto nº 6.170/2007, alterado pelo Decreto nº 8.180, de30/12/013;

Portaria Interministerial nº424/2016 alterada pela Portaria 558/2019.

• Introdução as Transferências Voluntárias;

• Análise e Celebração de Instrumentos;

• Cadastro de Processos Licitatórios;

• Cadastro de Propostas e Plano de Trabalho;

• Consultar Programa; • Registro de Notificação;

• Ferramentas de Gestão: Sistema de Gestão de Projetos Amapá; PainéisTransferências Abertas; APP’s: gestão, fiscalização, cidadã

• Transferências Especiais •

Legislação Transferências Especiais

• Plano de Ação Transferências Especiais Conteúdo programático II

• Ajuste do Plano de Trabalho;

• Aceite de Licitação;

• Relatório de acompanhamento e fiscalização;

• Liberação de recurso e contrapartida;

• Vincular Ordenador de Despesa;

• Aplicação em poupança;

• OBTV;

• Previsão de 180 dias sem execução;

• Níveis por valor da Portaria Intermisterial nº424;

• Contrato;

• Cadastrar credor;

• Documento de Liquidação;

• Pagamento OBTV;

• Recolher Tributo;

• Relatório de execução;

• Antecipar Prestação de Contas;

• Preencher abas da prestação de contas;

• Solicitar resgate do saldo;

• Efetuar devolução e enviar para análise;

• Análise de prestação de contas e inserção de evento.

 

MÓDULO II

• Ajuste do Plano de Trabalho;

• Aceite de Licitação;

• Relatório de acompanhamento e fiscalização;

• Liberação de recurso e contrapartida;

• Vincular Ordenador de Despesa;

• Aplicação em poupança;

• OBTV;

• Previsão de 180 dias sem execução;

• Níveis por valor da Portaria Interministerial nº424;

• Contrato;

• Cadastrar credor;

• Documento de Liquidação;

• Pagamento OBTV;

• Recolher Tributo;

• Relatório de execução;

• Antecipar Prestação de Contas;

• Preencher abas da prestação de contas;

• Solicitar resgate do saldo;

• Efetuar devolução e enviar para análise;

• Análise de prestação de contas e inserção de evento.

 

 

DOS INSTRUTORES

• Leonardo Bruno Barros Ferreira: Secretário de Relações Institucionais do Governo do Amapá em Brasília e Multiplicador da Transferegov.br credenciado pelo Ministério da Economia

• Marilene dos Santos Nascimento: Especialista em Captação de Recursos, chefe de gabinete do Ministério da Integração e desenvolvimento Regional - MIDR

 

 

IDENTIFICAÇÃO: 

NATUREZA DO PROJETO: Capacitação para público interno.

MODALIDADE: Presencial.

DATA/ HORÁRIO: 16 de junho de 2023; 8h30min. às 12h.

CARGA HORÁRIA: 4 (quatro) horas/ aula

LOCAL: laboratório da ESDEP/RR.

PÚBLICO ALVO: público interno; estagiários de Direito, servidores e colaboradores da DPE/RR que trabalham na recepção; previsão de 13 (treze) pessoas.

 

 

OBJETIVOS DO PROJETO

- Promover qualificação dos usuários que utilizam o sistema SGA e Módulo Painel de Senhas do Solar;

- Proporcionar uma melhor ambientação aos sistemas responsáveis pela organização das filas de assistidos da DPE;

- Promover a organização da equipe da recepção.

 

 

 INSTRUTORES :

- Flávio Almeida Ferreira - Chefe da Divisão de Infraestrutura de TI- Administrador do Sistema- DITI – DPE/RR;

- Vanessa Cristina dos Reis Brashe-Assessora Especial III- DPE/RR.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. HISTÓRICO, CONCEPÇÕES E MOTIVAÇÕES

 

2. SGA:

2.1. Modelo de Atendimento SGA e Pré requisitos;

2.2. Triagem;

2.3. Gerar senha prioridade;

2.4. Gerar senha normal;

2.5. Realizar atendimento;

2.6. Chamar Senha;

2.7. Iniciar Atendimento;

2.8. Finalizar Atendimento.

 

3. PAINEL DE SENHA

3.1. Histórico, concepções e motivações;

3.2. Configurar Guichê;

3.3. Chamar assistido;

3.4. Liberar atendimento; 3.5. Painel.

 

 

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